Começar é fácil. Difícil mesmo é sustentar.
Tanto pessoas como empresas podem mudar, mas raramente estas mudanças se mantêm ao longo do tempo. Para consolidar as mudanças, os consultores Dave Ulrich e Norm Smallwood, afirmam que as organizações devem inovar e se adaptar e que uma transformação perdura quando os líderes fazem a coisa bem feita. Para tal, os autores orientam os líderes a dominarem o que eles chamam de “as cinco regras do código da liderança” e promoverem mudanças oportunas, precisas, visionárias e sustentáveis:
- Molde o futuro – Execute, desenvolva, compartilhe e impulsione a sua visão de futuro.
- Faça as coisas acontecerem – Transforme a conversa em ação e o faça da forma correta.
- Incentive o talento – Desenvolva as competências das outras pessoas e as inspire a se comprometerem com o sucesso da organização.
- Construa a próxima geração – Pense no futuro: quem vai liderar e manter a organização firme após a sua saída? Cuide dos líderes e desenvolva suas competências.
- Invista em si mesmo – Promova o seu crescimento intelectual, físico, emocional, social e espiritual, buscando a aprendizagem contínua e alimentando os seus relacionamentos, bem como mantendo-se fiel aos seus valores.
As sete disciplinas
De acordo com a visão dos autores, as sete disciplinas da liderança sustentável ajudam o líder a vivenciar o código da liderança e traçar um plano para o seu projeto de liderança:
Comente sobre esta resenha